Esposende


 


     Pertencente ao distrito de Braga, Esposende é o seu único concelho com ligação ao oceano. Situado numa tira da costa litoral portuguesa, no eixo Atlântico entre Vigo e o Porto, tem como vizinhas as cidades de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Barcelos e Braga.

 

      Devido a testemunhos arqueológicos, constatou-se que a ocupação humana na área do atual Concelho de Esposende é muito antiga, remontando à pré-história.

 

    Devido à sua proximidade com o mar, a indústria da extração do sal, a agricultura e pastorícia, assim como a construção naval e o comércio marítimo, deram nome a esta cidade, que se tornou bastante rica e poderosa no tempo das descobertas, principalmente com a chegada do ouro brasileiro.

 

     A gastronomia tradicional é inovadora e atlântica, baseada nos pescados e mariscos dos seus generosos rios e mar, como os robalos do mar de Apúlia, sargos, fanecas, congros, polvos, carapaus e sardinhas, entre tantos outros peixes.

Como chegar:


De Carro:


     A fronteira de Valença/Tui fica apenas a 75 km a norte de Esposende, o Porto fica a 50Km a sul pela A28, Braga a 35Km a oriente pela A11, e Viana do Castelo a 25Km a norte pela A28.


 

Meios aéreos:


     O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, situado no Porto é bastante próximo e demora cerca de 25 minutos até Esposende pela A28.

-Castro de São Lourenço

-Estação Arqueológica da Cidade Belinho

-Feira Anual de Esposende

-Feira Anual de Mar

-Feira Quinzenal de Esposende

-Feira Quinzenal de Forjães

-Forte de Esposende

-Março com Sabores do Mar

-Parque Natural do Litoral Norte

-Praia de Esposende

-Praia de Fão-Ofir

-Romaria de São Bartolomeu do Mar

     O concelho de Esposende – Terra de Mar do distrito de Braga – fruto da sua localização geográfica presenteia-nos com uma gastronomia baseada na excelência dos peixes, preparados e cozinhados com arte e mestria pelos profissionais da restauração.

Realce-se, em época, a lampreia do rio Cávado, passando pelos robalos e polvos do mar de Apúlia, para além dos sargos, fanecas, carapaus, congros, sardinhas e ainda tantos outros mimos que fazem o gosto dos comensais.

     Para além da multiplicidade de “Sabores do Mar”, que caracterizam a gastronomia de Esposende, merecem especial referência outros produtos endógenos como os vinhos verdes de quinta dos produtores engarrafadores do concelho, os produtos hortícolas da orla litoral, a doçaria local com destaque para as conceituadas Clarinhas de Fão, ou ainda os queijos e manteigas dos Lacticínios de Marinhas.

 

 

 

 

 

 

 

Acesso a Outras Regiões

 

 

 

ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.