Guimarães


 

 

    

 

     Considerada  uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, Guimarães tornou-se definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.

 

     O local de nascimento de Portugal, com um castelo e muralhas medievais, alberga o centro histórico magnificamente bem preservado. Nos claustros da Igreja da Nossa Senhora da Oliveira está situado o Museu Alberto Sampaio, no claustro do Convento de São Domingos está situado o Museu Martins Sarmento e no antigo Convento Dominicano está situado o Museu de Arte Sagrada. Como grande destaque temos o palácio medieval dos Duques de Bragança (século XV), a Igreja de São Miguel (Romanesca), a Igreja de Santos Passos (Barroco) e o Mosteiro da Santa Marinha da Costa.

 

     Na primeira semana de Agosto, esta cidade presenteia-nos com a festa da cidade, onde a alegria, a diversidade gastronómica e os vinhos deliciam os seus visitantes.

 

     O seu artesanato é bastante conhecido pelos casais de namorados, devido à Cantarinha dos Namorados, uma espécie de cântaro feito em barro vermelho e polvilhado de mica branca.

 

 

De comboio:

  A ligação ferroviária permite que a deslocação entre Guimarães/Porto, e vice-versa, demore aproximadamente 60 minutos.

 


Meios aéreos:

     O aeroporto mais próximo de Guimarães é o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que dista cerca de 50 km de Guimarães.


De carro:

     Existem várias empresas rodoviárias que efectuam ligações, directas e/ou não directas, entre qualquer ponto de Portugal e Guimarães.

     Utilizando a actual rede de auto-estradas, de Guimarães chega-se ao Porto em aproximadamente 30 minutos (A7 e A3), a Braga em 15 minutos (A11), a Vigo em 90 minutos (A7 e A3) e a Lisboa em 180 minutos (A3, A7 e A1).

Principais locais a visitar

- Paço dos Duques de Bragança

- Montanha da Penha

- Citânia de Briteiros

- Vila de S. Torcato

- Convento de Santo António dos Capuchos

- Museu de Alberto Sampaio

- Sala museu josé de guimarães

- Castelo

- Convento de Santa Marinha da Costa

- Jardins do Palácio de Vila Flor

- Centro Ciência Viva

- Praça de Santiago

- Igreja de S.Miguel do Castelo

- Campo da Ataca

- Banhos Velhos

 

Pratos

- Cabrito Assado

- Rojões

- Arroz de "Pica no Chão"

- Bacalhau Assado

- Vitela Assada

- Sopa de Nabos

 

Vinhos

- Vinho Verde

- Vinho Tinto

 

Sobremesas

- Toucinho do Céu

- Torats de Guimarães

- Douradinhas

 

 


ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.