PASSEIOS


 

 

 

    As Paisagens e Natureza, como é o caso da Costa Litoral, das serras e montanha, marcam presença na região norte de Portugal, conferem á região uma harmonia e bem estar que não passa despercebido ás pessoas que a conhecem.

Ler Mais

 

 

     Seja um passeio junto ao Mar, nas suas belas praias, uma subida ás Serras e Montanhas num panorama fascinante, carregado de verde e cortado pelo azul dos rios e lagoas, cheiros refrescantes e cheios de energias, imensos trilhos assinalados e inseridas em Paisagens de cortar a respiração, que nos levam numa viagem de descobertas.

 

    Somos convidados a desfrutar de experiências inesquecíveis, como um passeio a cavalo junto ao mar ou pela montanha, um passeio a pé em dia inserido num programa diversificado, um passeio de barco seja no rio Douro, Rio Lima, Rio Minho ou outros locais assinalados no mapa , passeio de BTT, DE TT, ou de outras formas de acordo com o que procura, seja momentos Românticos, com a família, uma aventura com os amigos, momentos de descontração ou de forma radical .

 

   Também de referir um passeio pela Rota do Românico, por trilhos e caminhos Medievais, passeios culturais pelo Douro Vinhateiro, Rotas temáticas á descoberta do Alto Minho, um passeio pelas Rotas do Artesanato,

Entre milhares de Trilhos e Rotas existentes na Região,  na companhia da natureza, história e cultura,  destaca-mos alguns pela sua importância e por estarem inseridos no Parque Nacional da Peneda Gerês:

 

 

Percursos Pedestres (Parque Nacional Peneda Gerês):

 

À Descoberta da Via Nova na Serra do Gerês

   Passeio cultural à descoberta da Via Nova, um dos maiores presentes que nos legou o Império Romano e um verdadeiro museu ao ar livre.

   Começaremos com um enquadramento geral acerca da ocupação do Homem, no Norte de Portugal, desde a Pré-História até ao Império Romano, através de uma visita guiada ao museu D. Diogo de Sousa, em Braga. Depois desta abordagem, percorremos, na Serra do Gerês, a via romana (Via Nova ou Geira), construída há cerca de 2000 anos e apreciamos os seus dois elementos mais marcantes: O belíssimo cenário paisagístico e os marcos miliários. (Fonte externa: oficinadanatureza.pt)

 

 

Trilho do Mezio e visita ao Soajo

   Este circuito, pela sua simplicidade, está vocacionado para quem tem filhos entre os 6 e os 12 anos, onde a componente de descoberta da Natureza, aliada à aventura em ar livre, constituem ingredientes para um dia bem passado em família.

   Tendo como ponto de partida o Centro de Interpretação do Mezio, o trilho desenvolve-se ao longo de uma zona relativamente plana, permitindo efectuar uma caminhada suave para observar os vários sinais de ocupação do território e a beleza do espaço envolvente, tais como mamoas, brandas, bosques, riachos ou carvalhos americanos. Terminado o piquenique iremos visitar a vila de Soajo, única nas suas formas particulares de vivência e organização social e económica assim como os tão característicos espigueiros de tipo galaico-minhoto. (Fonte externa: oficinadanatureza.pt)

 

 

Trilho da peneda

   Este percurso pedestre leva-nos ao coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em plena Serra da Peneda, um local isolado com paisagens imponentes e grandes maciços graníticos onde poderá observar memórias e vestígios das formas de vida comunitária, hoje já quase desaparecidas. Descobrir todo o enquadramento cénico em redor do santuário da Senhora da Peneda será certamente uma experiência única a não perder. (Fonte externa: oficinadanatureza.pt)

Trilho do Lindoso a Soajo

   Lindoso e Soajo são o ponto de partida para conhecer a cultura, o património e a natureza deslumbrante desta área de montanha, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Chegue mais perto da natureza da melhor maneira. Longe do reboliço da cidade estes são os ingredientes que lhe vão garantir um dia bem passado. (Fonte externa: oficinadanatureza.pt)

 

 

Rota do Brandeiro

   Num ambiente serrano de beleza ímpar venha descobrir caminhos de uma tradição secular na qual os brandeiros seguiram anos a fio a rota da transumância, levando o gado para as terras altas e aí permanecendo durante seis meses em comunhão com a montanha. (Fonte externa: oficinadanatureza.pt)

 

Trilho da Águia do Sarrilhão

   Inserido numa região de belíssimas paisagens naturais e de fortes tradições culturais e etnográficas o Trilho da Águia do Sarilhão desenrola-se na zona circundante do Campo do Gerês, ao longo do qual poderá deliciar-se com diferentes perspectivas da albufeira bem como observar alguns dos marcos miliares da Geira Romana. (Fonte externa: oficinadanatureza.pt)

 

 

Outros destaques da região:

 

Igualmente de grande importância, para os amantes dos passeios na Natureza, temos ainda na região do Douro Vinhateiro, o percurso pedestre:

 

 

 

Douro Vinhateiro

 

À descoberta do espírito do Douro

   Lugar da vida duriense por excelência, a quinta é o ponto privilegiado para se encontrar o fio condutor entre a vinha e o produto final.


   Por entre vinhas e sucalcos propomos um percurso pedestre de grande beleza cénica ,entre a aldeia de Provesende e o Pinhão, para depois, saciado o corpo com um almoço tradicional, estimularmos outros sentidos na Enoteca da Quinta da Avessada. Será seguramente a melhor forma de descobrir o Espírito do Douro.

 

   Obra-prima da Natureza e do esforço humano, o Alto Douro Vinhateiro, região vinícola demarcada mais antiga do mundo e hoje Património da Humanidade, distingue-se sobretudo pela vinha, pela paisagem grandiosa e pela sua história milenar.

   Numa pequena viagem de três dias, vai poder observar toda esta riqueza, deliciar-se com a gastronomia local e pernoitar num hotel de charme. O resultado é um percurso inesquecível por cenários de impressionante beleza natural e tranquilidade. Um encontro com a nossa história e tradições. (Fonte externa: oficinadanatureza.pt)

 

 

 

Um passeio pelo Vale do Sousa

 

Por entre as terras e a tranquilidade dos rios que envolvem o Vale do Sousa venha sentir a magia de andar por lugares que remontam ao século XI e perca-se por caminhos carregados de histórias, que o vão surpreender a cada instante.

Saborear os tentadores paladares regionais ou deliciar-se com os sons únicos do canto gregoriano são outras das propostas para lhe despertar os sentidos e reconfortar a alma.

É uma viagem ao início da nossa História que, através de um património românico singular, lhe dará a conhecer alguns dos marcos da fundação da Nacionalidade.

(Fonte externa: oficinadanatureza.pt)

 

 

 

Um passeio pelo Vale do Douro


    Somos levados a conhecer os Vinhos desta região, os vinhos do Douro  e do Porto  produzidos nas suas encostas, podemos conhecer de várias maneiras esta Paisagem Cultural, classificada Património Mundial: por estrada, de comboio, num barco de cruzeiro, ou até de helicóptero. 

   Num passeio que  oferece vistas impressionantes, junto ao Rio Douro, num trajeto em que podemos admirar as paisagens sobre o rio e as encostas e visitar vinhas, vilas e aldeias até chegar a Miranda do Douro, que faz fronteira com o Noroeste Espanhol.

   Começamos por visitar em Vila Nova de Gaia as caves onde o vinho do Porto é armazenado e envelhece, adquirindo as suas qualidades únicas no mundo, aproveitando para provar o precioso néctar. No rio  podemos apreciar antigos barcos rabelo, os únicos que transportavam o vinho das quintas produtoras até à foz antes da construção das várias barragens que tornaram o rio navegável.

 

 


Um passeio pelo Geoparque de Arouca

 

   com um património geológico reconhecido pela  UNESCO em 2009. Tem como propósito a geoconservação, a educação para o desenvolvimento sustentável e o turismo.

   O Geoparque de Arouca, têm como destaque as Pedras Parideiras da Castanheira, as Trilobites Gigantes de Canelas e os Iconofósseis do Vale do Paiva. Este verdadeiro museu geológico a céu aberto, com uma área de 326 Km2, é envolvido pelas Serras da Freita, Montemuro e Arada e percorrido por vários rios, oferecendo excelentes condições para diversas atividades como o canyonning, canoagem, kayaking e escalada. E nos rápidos do Rio Paiva encontramos alguns dos melhores locais em Portugal para a prática de rafting e kayak-rafting.

   Para desfrutar em pleno destas paisagens, o Geoparque definiu uma Rede de 14 Percursos Pedestres, 13 dos quais são percursos de pequena rota (PR) e um de grande rota (GR), todos eles devidamente sinalizados. Catorze dos geossítios ficam ao longo de dez destes percursos

 

 

O Caminho Português de Santiago (Ver em detalhe, nos temas Cultura & Religião)

 

 

 

Encontre em cada Cidade ou local, um motivo e o Parceiro certo que o vai ajudar.

 

 

 

 

 

ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.