SURF WINDSURF KITESURF


 

 

Portugal é conhecido pelas suas belas praias , distribuídas de Sul a Norte da Peninsúla Ibérica , banhada pelo Atlântico.

A sua extensa costa atlântica com as suas excelentes praias, associado ás condições climatéricas , permite aos praticantes de Surf de todo o mundo, a prática da modalidade durante todo o ano.

A variedade de "spots" existentes permite ao praticante ajustar as ondas ao seu grau de experiência, seja ele destemido ou iniciado na modalidade.

Portugal está na rota do Surf mundial, palco da realização dos principais eventos Internacionais, e também conhecida pelas ondas gigantes de Nazaré, através de praticantes de renome mundial.

O Surf em Portugal não teria grande impacto , se não tivesse associado a essa modalidade , outras modalidades náuticas , toda a oferta Turística que a complementa , como a Gastronomia local , os Alojamentos , os pontos de interesse para visitas, as atividades ligadas á natureza , sendo esses também pontos fortes de captação de Turistas e visitantes á nossa região.

Sendo o Mar o nosso maior Potencial Turístico no verão , para aqueles que gostam de banhos de sol e de água , também ganha a sua importância na época baixa , graças aos desportos náuticos , sendo o nosso clima ameno durante todo o ano, a prática dessa modalidade poderá ser uma experiência marcante.

 

 

 

 

 1 - Moledo do Minho , em Caminha, é a ultima aldeia do litoral Norte , de onde se vislumbra a vizinha Espanha, num cenário magnifico que junta a Foz do Rio Minho, o Monte de Santa Tecla , o Forte da Ínsua numa pequena ilha a cerca de 200metros da costa, uma praia com cerca de 3kms de areias brancas , Dunas , rochas e Pinhal , de onde poderá assistir a um magnífico Pôr do Sol num final de tarde.

   Destino procurado para a prática de desportos náuticos , como o Surf, Kite-Surf, Wind-Surf e Paddle Surf e também para momentos de descontração e descanso. Para os amantes da natureza, sugerimos umas caminhadas, passeios de bicicletas ou uma visita ao centro histórico da Vila de Caminha , a cerca de 3Klms e fazer a melhor escolha num universo de excelentes restaurantes á sua disposição.

A qualidade da água é excelente, a praia é vigiada, tem duches e Casas de banho, alugueres de equipamentos de praia, bons acessos a deficientes, diversão noturna e restaurantes na marginal .

Tem Spots razoáveis , melhores na época alta e razoáveis ao longo do ano, oferece melhores condições em meia maré.

 2 - Vila Praia de Ancora, mais a sul ,a cerca de 12Klms a Norte de Viana Do Castelo, encontra-mos uma Vila Piscatória carregada de tradições , com um porto de pesca, junto ao Forte do Lagarteiro ,seguido de um extenso areal e de dunas até o Forte do cão na "Gelfa", numa extensão de 3Klms.  Na parte urbanística da Vila , em frente á praia ,uma marginal e ecovia , encontra-mos diversos restaurantes de peixes e mariscos.

   A sua praia é magnifica, com Spots razoáveis , oferece boas ondas na maré baixa , excelentes condições para os menos experientes, dispõe de escola para quem quiser iniciar a modalidade e Surf shop. A qualidade da água é boa , com temperaturas média a rondar os 15 e 19graus. Tem balneários e acesso a deficientes e a praia é vigiada na época balnear.

 

 

 

 3 - Continuando para sul , na aldeia de Afife, encontra-mos a Praia da Arda a sul  e o Bar da praia mais a centro de Afifecom uma extensão de 4Klms de areia branca e fina, de dunas e rochas. A Norte do Porto, a Praia da Arda é uma das  praias mais conhecida da comunidade de Surfistas, pelas suas excelentes ondas , palco de Campionatos Nacionais e Internacionais dessa modalidade. é a onda mais consistente de Viana do Castelo. É uma praia bem aberta à entrada de ondulações e é tem um bom spot, para a prática de surf, entre a Primavera e Outono. Com Casas de banho e duches , acesso a deficiente e bandeira azul, água com excelente qualidade. Dispõe também de escolas para iniciar a modalidade, a funcionar em qualquer altura do ano.

 

 

 

 4 - A sul de Viana Do Castelo, junto á cidade e á Foz do Rio Lima, a Praia do Cabedelo, tem forte tradição para os praticantes de Surf e Stand Up Paddle e principalmente para o Kite-Surf, devido ao ventos fortes que caracterizam essa localidade. Com uma pequena praia á esquerda do esporão e um extenso areal de perder de vista á esquerda do esporão, sendo ideal para a prática de desportos radicais e windsurf.

   Aqui realizam-se diversas competições de âmbito internacional. A praia tem ligação ao centro da cidade , através de Ferry Boat,

é uma praia muito procurada pelos praticantes do Norte de Espanha. Tem um pico de direita muito consistente no Inverno. Permite boas surfadas com maré vazia e meia-maré e tem ondulações até aos 2,5 metros. Dispõe de duches e casas de banho, estacionamento, várias escolas das modalidades e serviços de apoio.

 

 

 

 5 - A praia de Ofir está situada junto á foz do Rio Cávado, em Esposende, está inserida no Parque Natural do Litoral Norte, Esposende situa-se a cerca de 27 kms, a sul de Viana do Castelo. 
   A praia  está muito exposta a todos os ventos. Praia com fundo de areia na foz de um pequeno rio, é um local para surfar com condições médias. Esta praia possui uma forte procura, no verão e fins de semana, dispondo de  acessos pavimentados assim como diversas infraestruturas de apoio as banhistas, das quais se destaca a calçada portuguesa que abre o acesso à praia e onde existem várias explanadas.

O nível de Surf é bom para iniciados, a extensão das ondas são geralmente curtas, ondas a rondar 1,5metros.

 

 

 

  6 - A Praia da Aguçadoura, situa-se a cerca de 38km, a sul, de Viana do Castelo e a norte da Póvoa de Varzim, é uma praia daPóvoa do Varzim, é acedida pela Marginal do Cruzeiro e encontra-se entre a Praia de Paimó e a . A norte desta destaca-se a Praia do Rio Alto. É em frente à Praia da Aguçadoura que está instalado o primeiro parque de energia das ondas do mundo.

   A praia da Aguçadoura é procurada por surfistas do Norte de Portugal e Norte de Espanha, é uma zona ampla de grande qualidade para a prática do Surf, apropriado durante todas as marés, com swells de Noroeste para Sudoeste, com ondas bastante consistentes que se quebram na praia. Dispõe de duches e casas de banho.

 

 

 

  7 - Na praia da Póvoa de Varzim  é aconselhável praticar surf com maré média ou alta e com botas especiais , por causa das rochas. Se as condições de swell e vento estiverem criadas, podem-se apanhar boas ondas. Os swells são fortes, mas é necessário ter cuidado com as correntes. É aconselhado a prática dessa modalidade para os mais experientes , a melhor maré é a alta.  É uma praia urbanística, com características típicas , com muita movimentação na época balnear e na época baixa aos fins de semana. Oferece todas as condições para os banhistas.

 

 

 

 

  8 - A Praia Azul , localiza-se em Vila Do Conde , a cerca de 37kms a Norte do Porto. Como as rochas são muito aguçadas, nesta praia é aconselhável praticar surf com maré média ou alta e com botas especiais. Se as condições de swell e o vento forem favoráveis, podem-se apanhar algumas ondas fantásticas. Os swells são fortes, mas é necessário ter cuidado com as correntes, é aconselhada aos mais experientes, a maré alta é a mais favorável.

   Os fáceis acessos e todas as infra-estruturas envolventes , o passeio pedonal são excelentes opções junto á praia. Excelentes apoios que servem as necessidades dos veraneantes.

 

 

 

 9 -  A Praia da Azurara, tem um extenso areal , os amantes do surf e kitesurf,  encontram aqui ótimas condições  para a practica destas modalidades.

   Tem um surf muito consistente , que pode praticar em qualquer época do ano, ondulação ideal do oeste. Ondas surfáveis em todas as fases da maré. Ter atenção ás rochas que existem.
   É uma praia procurada por muitos jovens, onde se realizam alguns concertos e festivais com cartazes de artistas nacionais e internacionais.A sua paisagem natural com uma extensa zona de dunas e ainda um tranquilo lago bem perto, enriquecem toda a Praia da Azurara, e que fornece boas infraestruturas.

 

 

 

 11 - A praia da Leça da Palmeira, em Matosinhos Localiza-se a norte do Rio Leça e a 12kms a norte da cidade do Porto. Trata-se de uma das praias mais conhecidas do grande Porto, onde o Surf e Bodyboard  é rei. É uma praia vigiada, com duches e casas de banho, com excelentes condições de apoio aos banhistas, com bandeira azul.  
   Tem o pico mais regular da zona onde se pode surfar todo o ano. Praia aberta à ondulação, ligeiramente protegida do vento sul. Quebram ondas potentes, com bastante frequência, durante todo o ano. Ondas para surfistas de todos os níveis, ondulações que podem chegar aos três metros. Ligeiramente protegida do Vento Sul. 

Ventos favoráveis do Leste , Sudeste. Lojas e escolas de Surf .

   Matosinhos turístico é incontornavelmente gastronomia, arquitetura contemporânea, a imensa costa marítima, as peregrinações, os monumentos e a história. 

 

Localização - Leça da Palmeira GPS (Latitude: 41° 11.351' ; Longitude: -9.312269).

 

 

 

  12 - Matosinhos é uma das maiores cidades do distrito do Porto, situada ao lado da cidade do Porto, possui uma grande área banhada pelo Oceano Atlântico. Matosinhos é uma cidade com grande desenvolvimento industrial, que procura manter ao mesmo tempo as suas tradições populares.

   A praia de Matosinhos, onde o Surf é também tradição,  localiza-se a sul da foz do Rio Leça, a 10 km a norte do Porto. Esta praia necessita de um bom swell para ter ondas consistentes.É considerada uma boa praia para a iniciação do Surf. Tem muita população no verão. A qualidade da água é aceitável .

 

 

 

  13 - A Praia de Miramar , localiza-se a cerca de 23 kms a sul do Porto. É uma das praias com mais areal do concelho de Vila Nova de Gaia. Possui uma onda direita côncava tornando-a numa das melhores ondas no norte do país. Não é ideal para iniciados uma vez que a onda é pesada, a meia maré tem melhores condições.É uma praia com muitas rochas, recomenda-se o uso de botas especiais. É uma praia vigiada com excelentes serviços de apoio, conta com acesso a deficientes, duches e casas de banho, bares de praia e com bandeira azul.  

   Caracteriza-se por ser uma praia urbana, com um extenso areal, e condições privilegiadas para os banhistas e praticantes de desportos náuticos.

   Vila Nova de Gaia apresenta uma costa atlântica extensa, cerca de 18km, ao longo dos quais se observam praias com uma riqueza natural muito própria e características terapêuticas reconhecidas. Tem um percurso pedonal agradável sempre com a companhia do mar.

 

 

 

 14 - A praia de Espinho, localiza-se a sul do Porto a cerca de 25 kms desta cidade. Tem bons spot . Aguenta uma ondulação que pode ir aos 3 mts, com boa formação.
Na maré-alta as ondas vêm até à rocha. A suas ondas são potentes, por isso apresenta um nível de exigência para os mais experientes Sufirtas. A qualidade da água é boa e a melhor maré é a vazia.

   Com uma acolhedora praia de areia branca, com bandeira azul, com acessos facilitados pela proximidade de estacionamento e transportes públicos. A praia  está vigiada, tem cafés e serviços de apoio para poder usufruir em pleno, do mar e do sol de Verão.

 

 

 

ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.