Penafiel


 

 

     Penafiel é uma terra antiga no coração do velho Entre-Douro-e-Minho.


     Bastante povoado desde a pré-história, como testemunham dezenas de monumentos megalíticos e alguns povoados, no território penafidelense não faltam também sítios castrejos, tal como Monte Mozinho (Oldrões/Galegos).


     Este concelho detinha importantes vias de comunicação inter-regional, terrestres e fluviais, desempenhando um papel fulcral no apoio ao trânsito de passageiros e mercadorias, desde a Idade Média.


     Hoje encontramos um conjunto de elementos culturais e paisagísticos que valem a pena serem visitados por aqueles que gostam de história e do meio ambiente.

     Falar da gastronomia de Penafiel é uma aventura de sabores que devem ser conhecidos, por todos e em especial pelos amantes da boa mesa. Aqui as estrelas são o cabrito assado no forno de lenha, acompanhado por batatas assadas e arroz de forno; o bazulaque, feito com miúdos de cabrito; tortas de S. Martinho, receita exclusiva que consiste numa massa folhada fina recheada com carne picada e polvilhadas com açúcar e canela; e a famoso arroz de Lampreia à moda de Entre-os-Rios.

Como chegar:


     No Porto seguir na autoestrada A4 em direção a Vila Real e seguir as direções Valongo- Paredes -Penafiel Sul ou Penafiel Norte, dependendo para onde quiser ir.

 

 

 

 

 

 

 

Acesso a Outras Regiões

 

 

 

ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.