Maia


 

 

      Maia é uma terra plena de história e outrora se estendia do Douro até ao Ave. Por aqui se fixaram tribos galaicas, ocupando os Castros no alto dos montes, e, mais tarde os Romanos, que desenvolveram povoados, rasgando vias e construindo necrópoles.


      Este concelho está fortemente ligado à fundação da nacionalidade, e viu nascer D. Gonçalo Mendes da Maia e D. Paio, Arcebispo de Braga, dois dos homens que contribuíram, juntamente com D. Afonso Henriques, para a criação de Portugal.


     A Maia é uma terra de contrastes. Lado a lado com o crescente desenvolvimento urbano e empresarial conservam-se quase intocadas, parcelas de genuína ruralidade, onde a relação entre o homem, a terra e a natureza se conserva equilibrada desde há séculos.


     Devido à sua boa hospitalidade, a Maia recebe um grande número de eventos, nacionais e internacionais, de pequenas, médias e grandes dimensões, tornando-a uma das principais cidades a nível nacional a receber o turismo de negócios, um dos tipos de turismo que mais cresce a nível nacional.


     Toda a zona do Douro Litoral possui uma gastronomia requintada, fruto da ilustre arte de bem cozinhar, característica das gentes do Norte, dando destaque para o"Bacalhau à Lidador", a "Sardinha de Escabeche à Moda da Maia", os Rojões, o "Cabrito Assado à Maiata" e o famoso "Cozido à Portuguesa".


     Nos doces encontramos as "Broinhas de Erva-Doce", que deliciam qualquer um, o "Pão-Doce", a "Aletria", as "Rabanadas" e os doces conventuais dos Mosteiros de Vairão e Stª Clara.


 

     A Maia possui acessibilidades invejáveis.


     Com o seu Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, o seu Aeródromo Municipal de Vilar de Luz, ligada ao Porto por várias vias Rápidas, a Maia é, além disso, atravessada por duas Autoestradas (A3 e A4) e por uma Via Rápida com características de Autoestrada (IC24). Também em termos ferroviários a Maia é servida pela linha do Minho.

 

 

De carro:


Valença - Tome o IC1 e siga em direção ao Porto. Saia na indicação aeroporto e tome o IC24, aí deverá seguir a indicação Maia.


Braga - Siga pela A3 e saia na indicação Maia, tome o IC24 e aí deverá seguir a indicação Maia centro. 


Porto - Tome a VCI e rume pela Via Norte (N14), seguindo a indicação Maia.


Bragança ou Vila Real - Tome o IP4 até à A3 e siga a direção MAIA. Tome o IC24 e aí deverá seguir a indicação Maia centro.



Comboio e metro


Para ir par a Maia é necessário tomar a linha de comboios do Norte, em direção a Porto – Campanhã ou Porto São Bento e depois apanhar um metro na Linha C - Campanhã – ISMAI.



Meios aéreos:


Situado numa importante zona empresarial e comercial do País, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro localiza-se na freguesia de Moreira da Maia a 6 Km do centro da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesso a Outras Regiões

 

 

 

ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.