Gondomar


 

 


     O nome Gondomar tem origens bastante primitivas. Vários achados revelam raízes da vivência humana neste local desde a pré-história. Entre outras versões, a denominação "Gondomar" é atribuída ao rei visigodo Gundemaro ou ‘Gundemarus’ (mais precisamente do seu genitivo, ‘Gundemari’), constituído pelas palavras góticas "gunthi" (luta) e "marhs" (cavalo) que, em 610 teria aqui fundado um couto.

     A exploração das minas de ouro nas regiões próximas e a posição estratégica do "Castro" comprovam a permanência de romanos nestas terras.

 

     Gondomar é uma terra de tradições, onde encontramos um grande número de lavradores que praticam a agricultura tradicional, e de pescadores, que ao longo do Rio Douro pescam a lampreia e fazem pesca artesanal.

     A gastronomia de Gondomar está intimamente ligada às tradições piscatórias, onde o sável e a lampreia são espécies indissociáveis das ementas dos restaurantes do Concelho. Dessa forma a "Lampreia à Bordalesa", o "Arroz de Lampreia", o "Sável no Espeto" e a "Açorda de Mílharas" são as que mais se destacam.

 


 

De carro:

 

     Convergir com A20/IC23 através da rampa para A1/Lisboa/A4/P.te Freixo/V. Real/A3/Braga.

     Depois sair na estrada da Circunvalação/N12 em direção a Circunvalação/IC29/Gondomar.

     Continue até A43/IC29 (indicações para Gondomar/Areias) e siga pela saída em direção a Gondomar Centro.

 

 

Metro

 

Linha Laranja (F) - Senhora da Hora - Fânzeres

 

Meios aéreos:

 

     O aeroporto Francisco Sá Carneiro é muito próximo, estando a cerca de 15 minutos.

     Siga pela VRI em Custóias e depois tome a direção A4, A3, A20/IP1 e A43/IC29 para a Av. Multiusos em São Cosme. Depois saia em direção a Gondomar Centro na A43/IC29.

 

 

 

 

 

 

Acesso a Outras Regiões

 

 

 

ANUNCIE O SEU
ESPAÇO

Saiba como podemos encontrar os convidados perfeitos para o seu negócio.